quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Defeitos

Sou uma pessoa como as outras e também tenho defeitos (pois, nunca disse que era perfeita, e os que aqui vêm conhecem-me e isso não constitui novidade).

O defeito que mais irrita as pessoas à minha volta é, sem dúvida a mania que eu tenho de as corrigir (corrijo o português, o inglês, factos e factóides, etc). Sei que irrita, que dá impressão que sou arrogante e que as pessoas me olham de lado. Ou isso é o que os outros percepcionam. Do meu ponto de vista tem tudo a ver com a accurracy, a exactidão das coisas (sou um projecto de cientista, foi-me incutido o método científico e o rigor e tenho muita curiosidade de saber como as coisas funcionam exactamente - deal with it!).

No caso da nossa língua, se aprendemos todos as mesmas coisas na escola, com o mínimo de exigência e de rigor, porque raio temos que maltratar o nosso português, seja em que circunstância for? Porque não escrevemos sem erros, porque deixamos que as nossas regras gramaticais se relaxem e abandalhamos? E não, o argumento "escrevo por lazer, só por diversão, pode ter uns erros" é inválido - a língua, uma vez aprendida como deve ser, deve ser sempre usada correctamente, sem ser deturpada.

Não quero dizer com isto que sou um guru da língua portuguesa. Também erro, mas aprendo com os erros e, em caso de dúvida, tento esclarecer-me - ponho no Google, vou ao Ciberdúvidas, qualquer coisa. Há 5,22 milhões de indivíduos ligados à Internet em Portugal, não há desculpa para não ir à procura.

Não pensem que aquela pessoa irritante (eu!) vos está a corrigir para vos rebaixar ou humilhar. Está a corrigir-vos porque quer que aprendam, que não passem vergonhas por não saber as coisas ou por aplicar mal as regras. Vivendo e aprendendo, não é o que se diz?

2 Comentários:

Às 27 de janeiro de 2013 às 18:59 , Blogger croassãn de lisboa disse...

Retido!!

 
Às 28 de janeiro de 2013 às 19:21 , Blogger Unknown disse...

És o génio literário do 327 portanto nós aturamos o teu mau feito quando nos corriges. :)

No entanto, e tendo em conta que também posso ser muito chatinho com a mania de corrigir, tenho que te dizer que o teu post teria muito mais impacto se "accuracy" tivesse apenas um "r". Mas como disseste logo no início do post, também tens defeitos. ;)

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial